Benchmarking Aplicado no Marketing Digital

O Benchamarking

A comparação é natural. Desde a infância comparamos, seja pela diferença de altura ou pela tarefa feita na escola. Nas empresas a comparação também é realidade. Se compara serviços, produtos e práticas empresariais, a fim de se obter o melhor resultado possível.

A palavra Benchmarking deriva da palavra Benchmark, que significa “referência”. O Benchmarking é uma das estratégias mais eficazes para se aumentar a eficiência de uma empresa. O objetivo do benchmarking é de melhorar ações e processos de determinada empresa, sendo uma boa prática para se ultrapassar a concorrência. Nessa estratégia as melhores práticas empresariais são analisadas e aplicadas também por empresas do mesmo setor.

Vantagens do Benchmarking

  • Melhora a qualidade organizacional
  • Facilita o processo de mudanças
  • Cria uma cultura aberta à novas ideias
  • Diminuição de erros
  • Redução de custos
  • Aumento da produtividade e lucro
  • Benchmarking Digital E Marketing Digital

    O Benchmarking Digital nada mais é do que o Benchmarking tradicional aplicado à internet. Isso que dizer, analisar a presença dos concorrentes do ponto de vista digital. O processo do Benchmarking Digital pode ser feito pelas próprias empresas tanto de forma manual, quanto de forma automatizada. Da forma automatizada são necessárias ferramentas que muitas vezes são pagas e demandam um certo nível de conhecimento e investimento.

    Podemos juntar o Benchmarking com o Marketing Digital estudando, por exemplo, a linguagem com que seu concorrente se comunica com o público-alvo, quais temas são trabalhados e a frequência com que as páginas são atualizadas, qual o canal que mais traz resultados para eles e até como é a interação dessa empresa com o público.

    De modo geral, o Benchmarking é uma técnica muito usada e que permite que as empresas aprendam a “fórmula do sucesso”, estudando e aplicando ações que trazem maior resultado. Quem faz o Benchmarking necessita de uma boa interpretação dos dados para não cair em armadilhas e gerar investimentos desnecessários.

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