Como identificar o momento de implementar um CRM

Um dos principais desafios de um empreendedor é conseguir seus primeiros clientes, e muitos utilizam diversas formas para gerir e controlar seus negócios, seja anotações em um caderno, uma planilha ou até mesmo um sistema. Existem várias opções que podem facilitar a sua vida seja no dia-a-dia comercial ou até mesmo com rotinas administrativas e inclusive o pós-venda, e uma das principais do mercado é usar um CRM.

Mas primeiro, vamos explicar a você o que é o CRM.

CRM é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente (no original, Customer Relationship Management), atualmente são sistemas integrados de gestão com foco no cliente, que une vários processos, tarefas e informações de uma forma organizada e integrada.

É uma excelente ferramenta para auxiliar a automatizar e facilita a sua rotina.

O objetivo do CRM, vai além de simplesmente fidelizar clientes e aumentar a produtividade da sua empresa unindo a satisfação total do cliente, pois com ele você poderá a antecipar problemas, identificar necessidades e desejos, oferecer produtos/serviços mais adequados com muita qualidade.

Como você identifica o momento de implementar um CRM?

Tudo começa com o gestor estabelecendo e definindo seus processos, (vamos falar de ferramentas para desenho de fluxos em breve) após este desenho, você terá condições de identificar as necessidades dos seus clientes e entender ainda mais como esta funcionando a sua empresa.

Nada começa do zero, implementar um CRM é iniciar uma cultura.

Exatamente, isso mesmo que você leu, cultura, pois de nada adianta um ótimo sistema, se não existir uma cultura de utilizar a ferramenta na empresa e ter o seu time voltado para atender o cliente com excelência e obter informações úteis e relevantes para o negócio.

Tenha em mente que todas as informações, até mesmo as tarefas, que alimentam o sistema resultam no rico banco de dados de informações, se utilizadas com sabedoria e visão irão resultar em novos insights que irá contribuir para o gestor otimizar uma tomada de decisão.

Você deve estar se perguntando, mas quais os benefícios de ter um CRM?

Ao fazer uso de CRM a empresa começa a agir de uma forma mais rápida e inteligente, além de interagir com todos os seus clientes começando a conhecer os seus hábitos, criando relacionamento.Consequentemente você terá condições de criar novas campanhas que serão direcionadas ao desejo do seu público, irá tornar o atendimento mais personalizado e conseguirá aumentar fidelização de clientes e seu lucro.

Hoje, uma empresa que consegue antecipar a necessidade de um cliente e  identificar novas oportunidades de negócios, é uma empresa que possuí um grande potencial de mercado, pois são essas organizações que irão estabelecer um novo ritmo que superará em segundos a sua concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *